Como não ser um incauto?

Na pastoral de domingo passado tratei sobre uma severa advertência que o apóstolo Paulo fez aos incautos da igreja de Roma (cf. Rm 16.17,18). Os incautos são crentes que não tem interesse pela teologia e nem pelo estudo profundo das Escrituras. Os incautos são crentes que se deixam levar pelas emoções e o modismo de seu tempo. Os incautos são crentes que são presas fáceis nas mãos dos falsos pastores e falsas igrejas que os atraem aos seus programas que são agradáveis aos ouvidos e aos prazeres da carne. Deste assunto já tratei semana passada, o alertei sobre o tema, e, hoje, quero mostrar-lhe como um crente incauto abandona o “incautismo”.

Como não ser um incauto? A base do “incautismo” é a negligência, o desinteresse e falta de atitudes que busquem o crescimento no estudo sério e fiel da Palavra de Deus. Portanto, o primeiro passo é ter o Conhecimento Bíblico. Se você não quer ser um crente incauto, seja um crente que deseje e busque aprender da Palavra de Deus. Somos uma Igreja que lhe oferece inúmeras oportunidades de aprender a Palavra de Deus. Participe dos cultos, ouça com atenção a exposição bíblica no domingo de manhã e de noite, bem como nas quartas-feiras. Anote o esboço da mensagem. Na página 3, deste boletim, temos perguntas fundamentais que lhe ajudam a fixar a mensagem. Participe da Escola da Família, nossos cursos são bíblicos e com aplicação para o tempo de hoje.

O “incautismo” é rompido pelo Conhecimento da Palavra de Deus que afeta diretamente a nossa Perspectiva e transforma a nossa cosmovisão, a forma como enxergamos a vida, o mundo com seus desafios os problemas. Assim, o segundo passo é ter a Perspectiva Bíblica. Como você se enxerga, e, como enxerga a realidade que o circunda, é imprescindível que seja segundo a ótica, a revelação da Palavra de Deus. Sem o sólido conhecimento das Escrituras, a sua perspectiva está seriamente comprometida e serás uma presa fácil nas mãos dos falsos pastores.

Assim, a medida que você cresce no conhecimento da Palavra de Deus e tem a sua perspectiva modelada pela Palavra, você terá condições de aplicar esse conhecimento a sua vida prática e diária. Você verifica como Deus trata o tema que está lidando e faz de modo semelhante dentro do seu contexto. Portanto, o terceiro passo é Habilidade Bíblica. O que é isso? É você desenvolver a habilidade de praticar os ensinos da Palavra de Deus a partir do seu contexto de vida. Quais são as suas lutas? Os seus sonhos? Os seus objetivos? As suas metas? Os seus dramas e problemas do cotidiano? Assim, a habilidade diz respeito ao como vou praticar o conhecimento bíblico que possuo dentro da perspectiva revelada nas Escrituras.

Quem vive assim, vive com Convicção Bíblica. Tem convicção de sua fé em Cristo Jesus. Tem convicção de que a Bíblia é a Palavra de Deus. Tem convicção de que não há modo de vida melhor do que aquele que se edificada segundo os propósitos de Deus. Lhe permitindo, portanto, não ser um incauto. Não ser presa fácil nas mãos de aproveitadores da fé que buscam incautos para lhes tirar o que tem. Não seja um incauto! Valorize a sua Igreja. Aproveite o que Deus lhe tem dado!

Juntos Somos Mais, Pr. Rodrigo Odney.